Ainda sobre a migração para a web

novembro 16, 2008

e1

 

Em um post recente, demonstrei meu desconforto com a postura arcaica de alguns pesquisadores quando o assunto é o futuro do jornalismo diante das novas tecnologias. Na ocasião, mencionei um artigo do professor Venício de Lima, que servia de exemplo para ilustrar meu ponto de vista. Como é fácil apontar o defeito, pensei que seria justo procurar alguém que servisse como um exemplo contrário. E nem precisei ir muito longe para isso.

 

Durante o Encontro de Professores, realizado no Bom Jesus/Ielusc, o professor Jacques Mick aproveitou o microfone para repensar os princípios do jornalismo. Nas palavras dele, “é preciso abandonar o modo de pensar dominante no campo, que é reverente à tradição e toma a experiência profissional como critério único de verdade”.

 

Na avaliação de Jacques Mick, o jornalismo deve ser concebido como um conhecimento do presente e não apenas como um fazer. Talvez a dificuldade em entender a profissão por esse prisma se explique pelo lugar visivelmente secundário que a teoria continua a ocupar no campo da comunicação, como apontou o próprio professor. Como as faculdades têm priorizado a prática em detrimento da teoria, receio que o cenário não deva mudar.

 

Deixe um comentário